Os dias de folia e brincadeiras de Carnaval devem ser aproveitados ao máximo, sim, mas os foliões devem tomar uma série de cuidados para não prejudicar a saúde. Alguns dos exageros cometidos envolvem excesso de álcool, alimentação inadequada, noites sem dormir e desgaste físico. Para enfrentar a maratona dos blocos, desfiles e bailes, vale prestar atenção nos alimentos e bebidas ingeridas durante o período. Confira algumas dicas de alimentação saudável durante o Carnaval.
Independentemente do seu perfil de folião, é necessário cuidar da sua alimentação durante os dias de festa. Qualquer tipo de atividade física queima calorias e estas devem ser repostas. Pular carnaval é uma atividade física considerável. As calorias gastas devem voltar para o organismo de forma saudável, ou seja, através de alimentos nutritivos e frescos: saladas cruas e cozidas, carboidratos (arroz, massa, macarrão, batata, etc.) e proteínas magras.
O ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas, se não for possível, é recomendável tomá-las com bastante moderação. O álcool desidrata o organismo e engana a fome, além de bombardear o fígado e provocar a temida ressaca. Além disso, toda bebida alcoólica contém “calorias vazias”.
É importante evitar a ingestão de comidas com gorduras, frituras e petiscos, que podem levar à diarreia, febre, vômitos. Muitas vezes nem sabemos de que forma foram feitas as comidas disponíveis nas ruas. Qual a qualidade do alimento, a higiene no processo? Pode ter havido reaproveitamento de óleo… Melhor não arriscar!
Então, o que comer durante os dias de festa? O ideal é comer bem antes de sair de casa, o que garantirá a energia durante todo o baile ou desfile. Dê preferência aos carboidratos integrais e às frutas.
Durante a festa, prefira barra de cereais, água de coco, suco natural e, caso o esforço seja muito grande, uma bebida isotônica bem gelada, essas bebidas têm muito sódio e podem provocar um pouco de inchaço. Por isso, nada de exageros!
Após a folia, é indicado o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos (não fritos) e iogurte ou gelatina, que ajudarão na recuperação dos músculos.
(FONTE: Remédio Caseiro)
Responsável Técnico:
Dr. Adib Habib | CRM-SP: 50897
2024 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Future Marketing
Unidade 1.
Rua Américo Salvador Novelli, 154. Conj. 203 (2º andar).
Itaquera, São Paulo – SP.
Unidade 2.
Rua Vergueiro, 1353. Conj. 305 (Torre Norte).
Paraíso, São Paulo - SP.
WhatsApp: (11) 97796-7011